<strong>O peregrino Joshua</strong>

O peregrino Joshua

Joshua é uma coluna com publicação semanal às quintas-feiras no Jornal Diário Regional e aos sábados no Jornal Folha do Mate.

Nela Rafael Lovato trata de temas cotidianos vivenciados por um velho peregrino, no início do século passado.

A série "O peregrino Joshua" está sendo publicada pela Editora Zap Book, e contará com ao menos 7 volumes, e que podem ser comprados no site www.zapbook.com.br

23 março 2012

Amor

O fim de tarde quente e com agradável brisa soprando povoou as ruas do vilarejo com sorrisos e conversas nas mesas dos bares. Vendo aquilo sentado num dos bancos da praça, os pensamentos do peregrino Joshua voaram longe, para os tempos de sua adolescência, onde em domingos ensolarados, em mesinhas como aquelas, paquerava garotas com seus amigos… Bons tempos, disso não havia qualquer dúvida. Súbito, ouviu bem próxima uma voz feminina, e que o trouxe de volta à realidade presente, mas ainda com o gostinho do passado brincando em seus pensamentos.

– E o senhor, sabe definir o amor? – perguntou uma adolescente que sentou ao seu lado no banco e olhou-o diretamente nos olhos, acompanhada de várias outras que se mantiveram de pé. Ela prosseguiu: – Sabe? Eu e minhas amigas conversávamos sobre isso, e não conseguimos chegar a qualquer consenso…

Joshua sorriu: – Possivelmente isso aconteceu porque cada uma de vocês sente e experimenta o amor de modo pessoal e particular, sendo difícil defini-lo – e olhou para as outras garotas, prosseguindo: – Ele habita nosso espírito, e modifica como percebemos esse mundo…

Um das adolescentes de pé deu um risinho acanhado: – Não é para tanto… – E algumas outras riram também.

Joshua olhou para elas: – Será mesmo? Pensem comigo: vocês nunca notaram como as flores da primavera ficam mais coloridas e belas quando vocês estão apaixonadas? Ou como os perfumes são ainda mais agradáveis do que o normal? Até mesmo o feio passa a ter graça; a dor ameniza; os problemas se tornam mais leves.

– Isso é verdade mesmo – outra adolescente apontou.

– Eis o amor, minhas queridas – e Joshua bateu a mão de leve em seu joelho. – É a mãe que cuida do filho, a professora que ensina o aluno, a caridade, o cuidado, o bem querer, o acreditar em Deus… Nisso e em muito mais reside o amor. Ele é a chave de todas as portas, a escada para se vencer alturas, o remédio para os males. E o melhor: todos nós o carregamos em nossos corações, a cada dia.

– É… – Uma adolescente de cabelos loiros disse. – Mas o amor dói às vezes.

– Certamente – Joshua completou. – Pois ele é a força motriz do nosso viver, e a vida porta desilusões, medos, desencontros. Mas mesmo em momentos assim, precisamos fomentar o carinho, estendermos as mãos, cuidarmos de um enfermo, nos permitirmos amar ao próximo, nos doarmos… E certamente a felicidade voltará a nos encontrar.

– Tá… – A adolescente sentada ao seu lado reiterou: – Mas e o que é o amor?

Joshua sorriu novamente, lembrando que também fora impaciente um dia: – O melhor que posso dizer é para não temerem ser vulneráveis ao bem e à amizade, que são caminhos para descobrirem o amor. E mais: observem a natureza; sintam a energia que ela destina aos homens e distribuam a paz, que certamente encontrarão o amor. Olhem para seu namorado e vejam a vida que começam a construir juntos, digam-lhe uma palavra de carinho e certamente nos olhos dele acharão o amor. E o mais interessante, meninas, é que, no final, encontrarão dentro de vocês mesmas essa resposta que procuram.

Ao terminar de falar, as adolescentes rodearam o banco da praça e observaram o por do sol acompanhadas de Joshua.

"4" comentários em: Amor

  1. Rafael - 25 de março de 2012

    Via Facebook
    Mércia Silqueira Corrêa
    Lindo!
    Rafael Lovato: Valeu! Bjão minha querida Mércia.

  2. Rafael - 24 de março de 2012

    Via Facebook
    Katya Valencia
    Amigo lindo menino menino adorei tudo a foto o, por do sol e tu ta muito sereno na foto se ARRASOU DE NOVO. Muito bom o conteúdo.
    Rafael Lovato: Que bom que gostou, minha querida Katya. Bjão!

  3. Rafael - 23 de março de 2012

    Via Facebook
    Erica Silva
    Lindo tudo que escreve ,está de parabéns !
    Rafael Lovato: Que bom ouvir isso, minha querida Erica. Bjão para vc.

  4. Rafael - 23 de março de 2012

    Via Facebook
    Rosiane Ceolin ‎…
    “é que no final encontrarão dentro de vcs o que procuram”… bem verdade, mto bom.
    Rafael Lovato: Valeu, bjão Rosiane!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *