<strong>O peregrino Joshua</strong>

O peregrino Joshua

Joshua é uma coluna com publicação semanal às quintas-feiras no Jornal Diário Regional e aos sábados no Jornal Folha do Mate.

Nela Rafael Lovato trata de temas cotidianos vivenciados por um velho peregrino, no início do século passado.

A série "O peregrino Joshua" está sendo publicada pela Editora Zap Book, e contará com ao menos 7 volumes, e que podem ser comprados no site www.zapbook.com.br

8 março 2013

A inveja e o vil metal

Naquele final de manhã, o peregrino Joshua se encontrava no Vilarejo de Picada Café, sentado à mesa de uma vendinha de secos e molhados. Ponderava que os últimos dias lhe pareciam iguais: mesma temperatura, mesmo cotidiano, mesmas dúvidas.

Claro que sabia que esse marasmo era culpa somente sua, pois possuía a consciência de que eram os próprios homens os responsáveis pela evolução ou estagnação de suas vidas. Ainda assim, enfrentava momentos em que o marasmo, inevitavelmente, fazia casa em seus dias. Precisava se chacoalhar, movimentar.

Levantou-se e andou até a frente do estabelecimento. Olhando o movimento na rua, certificou-se de que, naquele povoado, as pessoas se vestiam com a última moda, além de haver jardins elaborados e casas muito bonitas, algo incomum de encontrar em suas andanças. Sem demora, um homem, também advindo do interior da vendinha, comentou:

– Estou cansado desta cidade. Tudo é dinheiro. Tudo é o vil metal. Todos querendo ser mais ricos do que os outros! Só pensam em ostentar, comprar as mesmas coisas… Não suporto mais isso. A inveja é a mola-mestra do capitalismo, o senhor não concorda?

Joshua se virou para o homem.

– Meu amigo, é muito difícil chegar a uma sólida conclusão sobre esse assunto, pois o mundo moderno em que vivemos é uma avalanche, e arrasta todos em seu caminho.

O homem falava com o dedo em riste.

– Ainda assim, dinheiro não deveria ser o mais importante!

Joshua escorou ambas as mãos sobre sua bengala.

– É bem verdade que a sociedade de hoje aclama os endinheirados: não somos mais o que pensamos, e, sim, o que vestimos. Não é mais tão belo e chique aquele que não recebe, com grandes festas, em sua residência. Não é lembrado aquele que não ostenta um dos modernos automóveis ou roupas importadas.

– Exato. Isso me dá nojo.

Joshua deu um passo na direção do homem.

– Mas, aderir a isso é uma opção, não é mesmo?

– Opção, nada! Quem não adere fica à margem da sociedade, marginalizado, esquecido, preterido.

– Ainda assim, pergunto: o que, de fato, é o importante? O que os outros pensam ou o que compreendemos do mundo? Sim, concordo que a inveja é uma das propulsoras do querer mais. Mas, a vida é complexa: diariamente lidamos com a infelicidade, a perda de rumo, o desamor, a tristeza. E, muitos acabam buscando contentamento no dinheiro, na esperança de serem salvos das mazelas do dia a dia.

O homem cruzou os braços.

– Sei muito bem o que o senhor diz.

Joshua deu mais um passo na direção do homem.

– Meu amigo, sei que não se resolve problemas indo à capital fazer compras. No entanto, não julgue seus semelhantes. Muitos deles são reféns da situação, pois, o capitalismo, o vil metal, cegam. Portanto, acalme-se – e o homem descruzou os braços. – Muitos não conseguem enxergar através da espessa e inebriante cortina de belas roupas, casas lindas, propagandas e mais propagandas, para, então, concluir que são mais do que isso. Precisamos abrir os olhos, pois só se deixa influir pelo vil metal o incauto, o desavisado, que ainda não encontrou seu lugar no mundo – e Joshua colocou a mão no ombro do homem. – É por isso que minha verdade lhe digo: não é a inveja o maior problema desse mundo, mas, sim, a cegueira.

"14" comentários em: A inveja e o vil metal

  1. Rafael - 24 de abril de 2015

    Josiane Bülow Dumke Perfeitoo como tudo 🙂

    • Rafael - 24 de abril de 2015

      Beijos Josiane!

  2. Rafael - 24 de abril de 2015

    Tereza Gibson
    Bom dia amigo Deus te ilumine vc e toda sua familia !!!

    • Rafael - 24 de abril de 2015

      Beijão Tereza!

  3. Rafael - 24 de abril de 2015

    Luís F Campos Netto
    Primeira vez que leio, achei muito legal. Abraços

    • Rafael - 24 de abril de 2015

      Valeu Luís

  4. Rafael - 24 de abril de 2015

    Eliene Lima
    Amei…Perfeito!!

  5. Rafael - 24 de abril de 2015

    Juracy Michelin Barban
    É isso ai meu querido. RAFAEL ,bjos

    • Rafael - 24 de abril de 2015

      Beijos Juracy!

  6. Rafael - 8 de março de 2013

    Via FACEBOOK
    Jose Aurestes Argolo Neto
    Você esta a cada dia melhor meu amigo escultor de palavras.

    • Rafael - 8 de março de 2013

      Valeu meu bom amigo Jose!

  7. Rafael - 8 de março de 2013

    Via FACEBOOK
    Heloiza Averbuck
    Excelente!!!

    • Rafael - 8 de março de 2013

      Bjão minha querida Heloiza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *