<strong>O peregrino Joshua</strong>

O peregrino Joshua

Joshua é uma coluna com publicação semanal às quintas-feiras no Jornal Diário Regional e aos sábados no Jornal Folha do Mate.

Nela Rafael Lovato trata de temas cotidianos vivenciados por um velho peregrino, no início do século passado.

A série "O peregrino Joshua" está sendo publicada pela Editora Zap Book, e contará com ao menos 7 volumes, e que podem ser comprados no site www.zapbook.com.br

31 maio 2013

O imutável homem de Mir

 

O peregrino Joshua se encontrava na sala da pensão no vilarejo de Boiada Grande, sentado ao lado da lareira e tomando uma xícara de chá que a proprietária do estabelecimento havia lhe preparado. Pensava na vida e nos homens, quando viu entrar pela porta da frente uma figura diminuta, e que não lhe era estranha. Era o homem de Mir, que encontrara em duas outras ocasiões, e lembrava terem conversado que mais valia o bom-senso e pragmatismo do que uma visão restritiva e rígida de normas legais, sob pena de se criar monstros normativos.

Sim, Joshua recordava muito bem, e também lembrava que o homenzinho concordara que uma abordagem mais racional e lógica das normas era bem-vinda. Porém, no momento em que ele se viu em uma mesma situação de outrora, seus instintos afloraram de forma vulcânica, quase animalesca. Ao vê-lo, uma vez mais, Joshua perguntava a si mesmo o que ele andava aprontando por esses caminhos da vida.

Após o homem de Mir cumprimentar Joshua e sentar ao seu lado, sem perder tempo, ele disse:

– Pensando sobre nossa ultima conversa, claro que compreendo que o bom-senso é a melhor saída. Mas, é complicado. Não posso me expor. E, se alguém notar que não fiz o que deveria? Não, não. Não dá. Eu sei que… – Nesse momento, um senhor entrou na pensão, e o homem de Mir se pôs em pé num piscar de olhos, saindo em disparada: – Ahoy! Identifique-se!

Logo em seguida o homenzinho voltou, e falou, olhando para o chão:

– Eu sei, eu sei, nem precisa dizer nada. Mas é o que esperam de mim, entende?

Joshua se ajeitou na cadeira, segundando a bengala entre as mãos.

– Meu amigo, claro que compreendo. Mas, é justo o fato de assumirmos a posição projetada para nós, por outrem, que é um perigoso caminho.

O homem de Mir voltou a sentar ao lado de Joshua.

– Como assim?

– Quando você age no espectro do que esperam de você, acaba respondendo do local em que é colocado. Tal situação nem sempre é algo bom, pois enclausura o que você mesmo projeta de si. Rebele-se, diga não aos exageros e disparates. Assuma uma posição em que acredita, e defenda o que pensa, sob pena de viver uma vida na sombra das ideias de outras pessoas.

– Hm…

– Você mesmo deve projetar seu futuro e seu lugar no mundo. Assuma o lugar que você concluiu ser o melhor. O principal: não aja só para satisfazer a vontade alheia: viva para você mesmo, seja você mesmo.

O homem de Mir retirou o Código de Mir de sua bolsa.

– Mas, sou eu mesmo: faço o que faço porque esta é minha função!

Joshua olhou nos olhos do homenzinho.

– Talvez sim, talvez, não. Enquanto não experimentar algo diferente, uma legítima novidade, ver novos horizontes, não encontrará a certeza de que o que você tem é o melhor para si mesmo, se representa ou não seu verdadeiro eu. Por isso, é importante eleger possibilidades, criar novos caminhos, dar espaço para surgirem oportunidades…

O homem de Mir coçou a cabeça.

– Hoje o senhor está me confundindo.

Joshua manteve contato ocular.

– Meu amigo, o que quero dizer é que precisamos de uma base comparativa para poder mensurar e avaliar qual o nosso lugar no mundo. É por isso que minha verdade lhe digo: esteja aberto ao novo, olhe para o horizonte, questione-se, não aceite tudo o que determinam, mova-se, visto que, caso contrário, viverá a vida de outra pessoa.

– Ahoy! – Gritou o homem de Mir, colocando-se em pé e correndo para interceptar outro homem que adentrou a pensão. – Identifique-se!

 

 

"10" comentários em: O imutável homem de Mir

  1. Rafael - 10 de julho de 2015

    Delci Mantelli
    perfeito….abraço amigo!

    • Rafael - 10 de julho de 2015

      Beijos Delci

  2. Rafael - 10 de julho de 2015

    Tereza Gibson
    Boa tarde amigo feliz final de semana para vc e toda familia contando os dias para ler alma feminina .

    • Rafael - 10 de julho de 2015

      Beijão Tereza

  3. Rafael - 31 de maio de 2013

    Via FACEBOOK
    Rejane Rosa Rosa
    CUTRAM ELE È 100% O CARA…!..ADORO..!..

    • Rafael - 31 de maio de 2013

      Bjão Rejane!

  4. Rafael - 31 de maio de 2013

    Via FACEBOOK
    Heloiza Averbuck
    Excelente texto Rafael! Aborda questões sérias com bom humor e leveza!

    • Rafael - 31 de maio de 2013

      🙂 Bjão minha querida Heloiza

  5. Rafael - 31 de maio de 2013

    Via FACEBOOK
    Norton Campos
    Showwwww!!!! Abração Rafa!!!!

    • Rafael - 31 de maio de 2013

      Valeu meu amigo Norton!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *